segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Fazenda Ipanema

Final de semana maravilhoso. E foi em um dos lugares que eu mais gosto. Posso estar em qualquer canto do mundo, mas sempre vou lembrar da Fazenda Ipanema.
Esse lugar reune uma infinidade de pequenos fatos históricos. Os nativos consideravam como esconderijo do Sol, há lendas que existiu ali uma das trilhas do Peabiru, foi berço da siderurgia com Afonso Sardinha Pai e Filho, ali está situado o primeiro cemitério protestante do Brasil, foi sede da Real Fábrica de Ferro de São João de Ipanema, entre outros fatos históricos.
A foto ai do lado é do primeiro cemitério protestante do Brasil. Na época vieram suecos para montar a Fabrica de Ferro, um dos trabalhadores acabou cometendo suicídio. Somente o fato de um protestante ser enterrado em cemitério católico era inovador e ainda mais uma pessoa que cometeu suicídio. Com isso criou a necessidade deste cemitério.
Hoje este espaço é tombado pelo IPHAN, porém, ainda precisa de mais atenção, um dos fornos de carvão ruiu, ou seja, dos 7 fornos existentes agora restam apenas 3, sem falar que estas construções eram uma das mais recentes.
É um bom lugar para conhecer a História e para passear. De todas as vezes que eu fui lá esse foi o melhor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário